5 dicas para melhorar o conforto e ergonomia no seu home office


5 dicas para melhorar o conforto e ergonomia no seu home office.


O Que é o conforto? Uma sensação.... Um conceito...... é algo facilmente mensurável? A percepção pode ser diferente de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa, estas 5 dicas vão melhorar a ergonomia e conforto do seu home office.
O conceito de conforto que nos interessa é sob o ponto de vista da antropometria e ergonomia. A primeira, contudo menos conhecida é a ciência que trata das medidas físicas do corpo humano. A segunda, tão falada atualmente, é "um conjunto de ciências e tecnologias que procura a
adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho" (COUTO, 1995).

Como valorizar seu bem estar com estas 5 dicas para seu home office.

Tomando como foco o bem estar enumerei estas 5 dicas para melhorar a ergonomia e conforto do seu home office. A fim de se obter os melhores resultados os pontos a serem observados dever ser trabalhados em conjunto, como veremos mais adiante.

Conforto térmico:

Seja na sala, no quarto, no corredor ou no home office a temperatura no local deve deve ser agradável para que possamos ter um bom rendimento. Segundo Grandjean (1998), deve girar em torno de 23 graus no verão e 21 graus no inverno. Apesar de termos certos valores como referência lembro que cada pessoa tem suas preferências e a temperatura ideal será aquela que nos traz conforto.
Neste aspecto cadeiras de escritório com encosto em tela são ótimas. Além de acomodar confortavelmente nossas costas a tela também ajuda na troca da calor entre nosso corpo e o ambiente porque deixa o ar circular.

Conforto acústico

Quando trabalhamos em casa existem muitos ruídos, tanto internos quanto externos. Isso atrapalha nossa concentração e um cômodo dedicado exclusivamente ao home office pode minimizar o incômodo, principalmente numa família grande e barulhenta por exemplo.
Quando o incômodo vem de fora vale fechar a janela, mas neste caso o ar condicionado deve estar funcionando para manter uma temperatura agradável. Se a esquadria estiver com as espumas ou borrachas de vedação em bom estado deve minimizar o problema. Uma cortina de tecido pesado ou acústica, ajudará mais ainda. Contudo se os ruídos forem altos e constantes a melhor forma de resolver é instalando janelas acústicas, apesar do custo é, sem dúvida, a melhor solução.

Iluminação

A iluminação é um fator muito importante que contribui para nosso bem estar. A luz natural é sempre a melhor alternativa, mas como apartamentos e casas possuem tipologias diversas nem sempre podemos aproveitar satisfatoriamente esta fonte de energia. Além do desconforto ou fadiga visual a iluminação insuficiente ou inadequada pode causar dor de cabeça ou até mesmo a perda de eficiência visual.
Os espaços de home office devem ser bem iluminados, contudo isso não significa muita luz e sim uma distribuição equilibrada da iluminação no ambiente e na superfície de trabalho. O tipo de atividade exercida, artesanato, leitura, programação de sistemas.... deve ser levando em consideração para escolha da iluminação adequada.

Mobiliário

O estilo do mobiliário é pessoal e reflete a personalidade dos donos. Independente de gosto, ao planejar espaços para estudo e trabalho temos que considerar os aspectos ergonômicos.

Existem medidas que são referência para altura de tampos de mesa e que atendem à maioria das pessoas. Porém, o padrão de conforto para uns pode não ser o melhor para outros, então o ideal é avaliar cada caso individualmente sempre que possível.

Cadeiras de escritório

Um fato comum quando iniciamos este período de quarentena foi a migração súbita para o home office. O que se percebe neste momento é que a maioria das casas não está preparada para a continuidade desta nova realidade.
Sendo assim vemos o grande aumento das buscas na internet por informações sobre cadeiras ergonômicas e dor nas costas. Isto é uma clara demonstração de que é necessário adequar o espaço e o mobiliário disponível para o trabalho em casa. Chega de improviso!
As cadeiras de escritório são peças fundamentais para nosso conforto. Existem centenas de opções disponíveis no mercado e rotuladas como sendo ergonômicas, porém isso não significa que realmente o sejam, tampouco que sejam confortáveis.

Atenção as Normas

O ideal é que as cadeiras de escritório atendam à NR17, que estabelece um conjunto mínimo de requisitos para que possam ser consideradas ergonômicas. Indo além há também que considerar a Norma Técnica
ABNT NBR 13962:2018 que estabelece critérios técnicos e dimensionais para que a cadeira seja realmente considerada confortável, segura e adequada ao uso a que se destina.
Como existem muitos modelos e para finalidades diversas é importante se informar bem e avaliar também as regulagens incluídas em cada cadeira de escritório. Quanto maior o tempo estimado de utilização diária mais bem provida de ajustes deve ser. O design não deixa de ser importante, mas o conforto é fundamental para evitar dores na coluna e outros problemas que podem surgir de má postura.
Algumas dicas básicas são úteis como por exemplo, se você tem estatura alta prefira cadeiras com encosto alto e assento mais profundo. Se a cadeira será utilizada por pessoas com biótipo diferente é bom que tenha regulagem de altura do encosto e de profundidade do assento….. Enfim, são muitas variáveis a se considerar.


Home office confortável aonde nos sentimos bem faz a diferença!

A ergonomia e o conforto são um conjunto de vários fatores que devem ser pensados e trabalhados em conjunto para um resultado final equilibrado e que proporcione bem estar. Seja trabalhando na a sala, no quarto ou no home office temos que torná-lo o mais agradável possível!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para um retorno seguro ao trabalho em 2021